Governo do Maranhão

Governo do Maranhão
Governo do Maranhão

segunda-feira, 11 de junho de 2018

Estudantes do Povoado Sentada, em Vitorino Freire, realizam sonho de receber Escola Digna





Para mim, é um prazer estar aqui realizando um sonho, oportunidade que eu não tive, e hoje eu estou tendo pelos meus filhos. Para mim, isso aqui representa o melhor instrumento para o desenvolvimento da nossa comunidade e da nossa população”, declara Cícero Costa Porto, 39 anos, líder comunitário do povoado Sentada, no município de Vitorino Freire, que recebeu nesse sábado (9) o novo prédio da Escola Rural Santa Maria.

O povoado Sentada fica distante 36 km da sede do município de Vitorino Freire e antes as crianças das 17 famílias que moram na comunidade tinham que se apertar em uma única sala de aula, feita em um casebre de taipa coberto com palhas, para assistir às aulas.

Era muito ruim, era uma casinha de barro coberta de palha. Esse pedacinho de terra que a gente doou para fazer essa escola acredito que seja o pedaço de terra mais bem aplicado que a gente teve, porque a escola é um desenvolvimento para nossa família, que todos são analfabetos, e eu não tive essa oportunidade de estudar, agora meus filhos e netos vão ter”, completa Cícero Costa.

O novo prédio escolar, construído com investimentos da ordem de R$ 388.595,87 e recursos oriundos do BNDES, conta com duas salas de aula, cozinha, banheiros acessíveis, secretaria, pátio interno, ventiladores e acolherá 20 crianças, moradoras não só do povoado Sentada, mas também das comunidades de Recanto da Ema, Alto de Areia, Custa Ver, Betânia e Araçagy.

Essa é a 5ª Escola Digna inaugurada pelo Governo do Estado somente nessa última semana, e para o secretário adjunto de Suporte ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Anderson Lindoso, a entrega reafirma o compromisso e investimento do Governo de Todos Nós, com um futuro melhor e de educação de qualidade para todos.

Os estudantes são o motivo maior de todo o nosso esforço e mais uma vez o Governo de Todos Nós está aqui, tirando as amarras do acesso digno à educação, transformando essa realidade, permitindo com que os nossos jovens possam alcançar cada vez mais o seu futuro, os seus desejos, os seus sonhos. Assim, passo a passo, nós pretendemos tirar o Maranhão de todo o atraso que foi deixado. A educação é, sem dúvida, o melhor caminho para pavimentar um futuro digno para essas crianças”, disse Anderson Lindoso.

Para o pequeno Adriano Macedo Porto, de 12 anos, estudante da Escola Rural Santa Maria, a nova escola é a realização de um sonho e acredita que, agora, vai poder aprender mais em um ambiente adequado e confortável.

Antes, aqui, a gente ficava todos em uma mesma sala, era uma casinha coberta de palha, no inverno gotejava demais, e no verão fazia calor demais, a gente tinha que sair para não passar mal. Agora é um conforto danado aqui, temos ventiladores nas salas, a sala forrada, não goteja mais, as cadeiras são confortáveis. Nós vamos aprender mais. A escola está show de bola!”, afirmou o estudante.

Já para a gestora adjunta da Escola Rural Santa Maria, Talyta de Jesus Galvão, a nova estrutura propicia aos estudantes maior aprendizado e melhoria da qualidade de vida da população do povoado Sentada.

Para a gente é uma alegria muito grande ter uma estrutura como esta para nossas crianças e comparada com a estrutura anterior, que era apenas uma casa de palha, com uma sala minúscula para essas crianças, não tinha nem espaço para o lazer, como esta aqui que a gente está agora. É uma alegria imensa ter uma escola como essa, principalmente para essas crianças, como a escola diz é uma escola digna, trazendo, realmente, dignidade para os alunos e para a comunidade de Sentada”, diz Talyta Galvão.

A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Martins Bringel Rezende, ressaltou a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura Municipal que, com essa entrega, contabiliza duas escolas dignas entregues no município. A primeira foi construída e inaugurada no povoado de Centro Novo.

Luanna Rezende parabenizou, ainda, o governo Flávio Dino pelo excelente e importante Programa Escola Digna pois, segundo ela, tirar esses alunos que antes estudavam em escolas de taipa, e coloca-los para estudar em estruturas adequadas propicia a esses estudantes o prazer de estudar, de ir para a escola, e de se esforçarem para ter sucesso, e não desistirem na busca de um futuro cheio de oportunidades.

Ver o sorriso dessas crianças, hoje, recebendo essa escola, para eles é uma imensa alegria e satisfação. Nós só temos a agradecer e reforçar a importância da parceria do governador Flávio Dino com o município de Vitorino Freire. Todos nós, juntos, estamos trabalhando incansavelmente pelo nosso município, para melhorar, não só a qualidade de vida da nossa população, mas, dar mais dignidade também. Então, com certeza, não só pelo nome do programa, mas, hoje, nós estamos dando mais dignidade a essas crianças, além de oportunidades”, concluiu a prefeita.

A solenidade de entrega da Escola Rural Santa Maria contou ainda com a presença de autoridades e lideranças políticas de Vitorino Freire, além da população do povoado Sentada e comunidades vizinhas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!