quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Eleição para governo do Maranhão será decidida no 1º turno, sustenta pesquisa




Do Blog Marrapá
A 45 dias das eleições, no Maranhão o candidato antisarney inicia a campanha com larga vantagem eleitoral. Pesquisa DataIlha divulgada nesta quarta, 15, revelou que Flavio Dino (PCdoB) possui, hoje, 61,76% dos votos válidos. A “princesa da oligarquia” Roseana Sarney (MDB), representante do projeto político-oligárquico que levou subdesenvolvimento ao Maranhão, 32,93%.
Os demais candidatos se apresentam : Roberto Rocha (PSDB) 3,19%, Maura Jorge (PSL) 1,14%, Odívio Neto (PSOL) 0,61% e Ramon Zapata (PSTU) 0,37%, sugerindo que a campanha que teve o pontapé iniciado hoje será polarizada entre Dino e Roseana. A pesquisa que posicionou Dino à frente na disputa teve forte repercussão no Twitter.
A disputa de poder no Maranhão desperta interesse e atenção na política nacional, por se tratar do Estado onde uma longeva oligarquia conseguiu ir se revezando no poder, entre outros motivos, ao custo do controle de veículos de imprensa.
O grupo Sarney possui influência nos meios de comunicação que operam no Estado, tendo o controle de grande parte da programação da TV Globo, rádios, sites de internet.
Com o aprimoramento das fake news, nunca a realidade e a ficção estiveram tão próximas e por vezes andando juntas, motivo de preocupação do TSE nas eleições deste ano. Neste contexto é que, quando governadora, Roseana Sarney usou da máquina do Estado para benefício político próprio, ao ter aplicado 70% do gasto de publicidade em empresas da própria família.
Poderosos políticos usam de espaço na mídia para divulgar notícias falsas ou atacar seus oponentes de modo que seus interesses políticos estejam ali representados. Noticiado neste Marrapá de como o grupo Sarney usa da Rede Globo como moeda eleitoral política.
A campanha começou oficialmente hoje. Até a data do pleito são 45 dias para que candidatos apresentem propostas de desenvolvimento, emprego, segurança e saúde para a população. É por demais urgente saber identificar àqueles que representam velhos modelos de política calçados em interesses pessoais, daqueles que se esforçam para levar desenvolvimento ao Maranhão. Foi dada a largada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!