sexta-feira, 2 de novembro de 2018

População poderá curtir feriadão com praias próprias




O feriadão chegou e ainda não decidiu onde curtir o descanso? Que tal as praias da Ilha de São Luís. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), 11 de 21 pontos estão próprios para banho. E o índice de poluição diminuiu gradativamente.

Nosso trabalho não para. Mais de 50% das praias estão próprias para banho. O número de coliformes fecais baixou para em torno de 300 desde que assumimos, em 2015. Antes ultrapassavam 2 mil. Estamos falando de melhoria da qualidade de vida dos maranhenses”, explicou o secretário Marcelo Coelho.

Ele, ainda, complementou: “Esse trabalho de despoluição não é fácil. Mas essa foi a missão nessa gestão, além do Programa Mais Saneamento, intensificamos nas fiscalizações ambientais nos empreendimentos ao redor de rios e praias, responsabilizando os infratores”.

As fiscalizações acontecem semanalmente, com o intuito de evitar o lançamento de esgotos irregulares na orla. Soma-se a isso as ações de educação ambiental, como, por exemplo, o Projeto Atitude Consciente. O intuito é conscientizar a população quanto a importância da manutenção das praias limpas.

Os avanços são notórios, levando o Maranhão a ser destaque nacional na melhoria da qualidade das águas entre 2016 e 2017. “Após décadas convivendo frequentemente com a situação lamentável das praias, a população voltou a frequentar as praias sem medo. Continuamos firme e forte para que nossas praias continuem aptas ao banho. E nesse feriadão vai dar praia”, destacou o gestor.

Transparência

A divulgação do resultado da balneabilidade das praias acontece semanalmente. Basta acessar o site da Sema (www.sema.ma.gov.br). O Governo do Estado trabalha com muita transparência para informar a população de São Luís sobre a realidade das praias. “Possuímos uma equipe própria, profissionais capacitados, que são responsáveis pela coleta e análise da água. É um trabalho feito com  responsabilidade e segurança para a melhoria de nossas praias”, finalizou Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!