terça-feira, 16 de abril de 2019

Povoado em Maracaçumé comemora entrega de Escola Digna


Estudantes do povoado Jacy fazem festa pela nova Escola Digna (Foto: Antônio Martins)

Alegria e grande festa no povoado Jacy, em Maracaçumé, ao receber do Governo do Estado o novo prédio da Unidade Integrada Antônio Lisboa de Jesus Miranda e um poço artesiano, na tarde desta terça-feira (16). Os 75 estudantes, de 3 a 7 anos, estudavam antes em um pequeno casebre na comunidade. “A estrutura era muito baixa e fazia muito calor, o único ventilador não dava conta e quando chovia alagava. O casebre era uma casa de apoio para professores, quando não tinha estrada”, afirmou o gestor da escola, Kleidson Carvalho dos Santos.

Ensinava nessa casa desde 2013. Os meninos e meninas sofriam muito com o calor no verão e com goteiras na época das chuvas. Hoje estamos muito felizes em receber a nossa escola digna”, disse a professora Abenilde Sousa.
Maria dos Reis, mãe dos gêmeos Bruno Rafael e 
Vitor Gabriel, agradece ao Governo do Maranhão 
pela nova escola (Foto: Antônio Martins)

Maria dos Reis, mãe dos gêmeos Bruno Rafael e Vitor Gabriel, 4 anos, também se sente feliz ao saber que os filhos estudarão em uma escola adequada que, pela manhã, funcionará como creche para os estudantes com 3 anos. “Eu sou nascida e criada aqui no Jacy, estudei ali naquela escolinha e hoje fico feliz em ver que os meus filhos vão estudar aqui nessa escola adequada, com banheiros, pátio para eles brincarem e essa sala grande. Estamos muito agradecidos”, ressaltou Maria dos Reis.

O Programa Escola Digna, antes da entrega do novo prédio da Unidade Integrada Antônio Lisboa de Jesus Miranda, já fazia parte da rotina dos professores e gestores de Maracaçumé, através das formações continuadas, como explica a secretária Municipal de Educação, Marta Lourdite Torres.
Secretaria adjunta de Ensino da Seduc, Nadya Dutra,
 destacou a prioridade de investimentos 
na educação (Foto: Antônio Martins)

Foi muito importante para os nossos professores receberem a capacitação do Programa Escola Digna e já estamos tendo resultados positivos. Foram 32 gestores, 24 coordenadores e 86 professores formadores que hoje multiplicam os seus conhecimentos e aplicam no dia a dia da sala de aula. E, hoje, recebemos com muita gratidão essa escola digna. O povoado Jacy estava precisando muito”, afirmou Marta Torres.

A cerimônia de inauguração contou com a presença da secretária adjunta de Ensino da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Nadya Dutra; do prefeito Francisco Gonçalves, autoridades locais e da população do povoado Jacy.

Para o governador Flávio Dino o que importa são as pessoas. A educação não tem partido e o governador tem um olhar todo especial para as crianças que são o futuro do Maranhão. Em breve voltaremos para inaugurar nossa escola de ensino médio. Esse é o nosso orgulho, agradeço a parceria com o prefeito de Maracaçumé e cuidem desse prédio porque ele é de vocês”, ressaltou a secretária adjunta Nadya Dutra.

Para o prefeito Francisco Gonçalves, a chegada do poço e da escola digna traz desenvolvimento para Maracaçumé. “Essa é uma escola que o povoado Jacy estava precisando e o poço trará muitos benefícios. Em breve vamos inaugurar, também, a escola de Ensino Médio na sede. Estamos felizes e honrados com mais essa obra”, acentuou o prefeito Francisco Gonçalves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!