terça-feira, 30 de abril de 2019

Programa Farmácia Viva é apresentado no Congresso de Ciências Farmacêuticas do Centro-Oeste




O Maranhão apresentou os avanços do Programa Farmácia Viva no I Congresso de Ciências Farmacêuticas do Centro Oeste, que aconteceu no período de 25 a 27 de abril, em Brasília. O evento reuniu farmacêuticos, acadêmicos e profissionais de saúde do país.

O congresso contou com ampla programação técnico-científica, de diversas áreas de atuação da farmácia, e englobou outros seis eventos nos segmentos farmácia clínica, hospitalar, análises clínicas, magistral, farmácia estética e cosmética, nutracêuticos, entre outros.

A coordenadora do Programa Farmácia Viva, Kallyne Bezerra, fez a apresentação da experiência exitosa aplicada no Maranhão.  O Programa Farmácia Viva, implantado pelo governo Flávio Dino em 2016, já conseguiu a adesão de mais de 100 municípios maranhenses. Nos municípios é construído um horto, com cerca de 70 espécies de plantas medicinais, realizada a capacitação de técnicos para cultivar e otimizar os usos terapêuticos de cada espécie.

Durante o trabalho nas farmácias comunitárias fomos sentindo a necessidade de orientar interações medicamentosas dos fitoterápicos com os remédios alopáticos, que tem efeitos colaterais importantes. Além disso, contamos a experiência nos terreiros de matriz africana, onde ensinamos as medidas das garrafadas, levando conhecimento científicos para que eles tenham mais eficácia na produção de seus fitoterápicos, assim como a experiências nos quilombos e nos 30 municípios do Plano Mais IDH”, disse.

Farmácia Viva

O programa orienta a população e profissionais de saúde de unidades básicas de saúde a fazer o uso correto das plantas medicinais. As plantas medicinais são usadas terapeuticamente na forma de chás, pomadas, cremes, xaropes e outras formas. Terreiros dos núcleos de matriz africana na Região Metropolitana de São Luís também aderiram ao programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!