sexta-feira, 24 de maio de 2019

Agricultores familiares promovem Dia de Campo da Cultura da Mandioca


Lourival Brandão, agricultor familiar com a mandioca e a cerveja Magnífica da AmBev (Foto: Hugo Andrade)


Nesta quarta-feira (22), em Magalhães de Almeida, o evento do Dia de Campo da Cultura da Mandioca foi idealizado pela Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiros do São Bernardo e contou com o apoio do Governo do Maranhão, Prefeitura de Magalhães de Almeida e Sebrae.

Com investimentos do Governo do Maranhão, por meio de técnicos e políticas públicas do Sistema SAF (Agerp, Iterma e SAF), os irrigantes do Tabuleiros de São Bernardo, em Magalhães de Almeida, são os principais fornecedores da mandioca que serve de matéria-prima para a produção da cerveja Magnífica, da cervejaria AmBev.

Com o intuito de passar orientações técnicas atualizadas para aumentar a produtividade da mandioca no Perímetro Irrigado do Tabuleiros de São Bernardo e, consequentemente, fornecer mais matéria-prima para a cervejaria, o Dia de Campo contou com três Estações de Informação, sendo divididas entre cultivo, controle de pragas – ministradas pelos especialistas da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) – e características de fabricação da cerveja, esta última sendo ministrada por profissionais da AmBev.

O evento foi um sucesso e superou as expectativas dos organizadores.

Sendo bem avaliado por todos os participantes, o encontro de agricultores familiares concentrou produtores de mais de 10 municípios do Maranhão, reunindo, inclusive, trabalhadores da região dos Lençóis Maranhenses.

Segundo Lourival Brandão, um dos organizadores do encontro e agricultor familiar do Perímetro Irrigado do Tabuleiro de São Bernardo, foi uma surpresa agradável o grande número de produtores de mandioca que estiveram no local.

Estávamos esperando por 80 pessoas e aqui tem mais de 200 pessoas. Isso só reflete o tamanho do evento para nossa região. Estou muito feliz em poder ver o nosso povo crescendo em conhecimento através destes incentivos do Governo”, disse.

Mestre Cervejeiro da AmBev explica processos de produção
 para agricultores (Foto: Hugo Andrade)

Para a presidenta da Agerp, Loroana Santana, que é engenheira agrônoma por formação, o Dia de Campo é um dia importante para intercâmbio de conhecimento e informação.”Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós. O Dia de Campo representa a troca de experiência e a transferência de tecnologia para todas as pessoas envolvidas nele. Sabemos que a procura pela cerveja Magnífica está muito grande, por isso estamos expandindo cada vez mais o número de produtores de mandioca para fornecerem matéria-prima para a cervejaria AmBev. Aqui temos investimentos do Governo do Maranhão no desenvolvimento do trabalho dos nossos agricultores”, disse Loroana Santana, presidenta da Agerp.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Júlio César Mendonça, o evento é um marco histórico na vida dos agricultores. “Nós que compomos o Sistema SAF (Agerp, Iterma e SAF) e vimos o Governo do Maranhão trazer investimentos de 2015 até hoje é um grande prazer ver estas ações se desenvolverem nesta região tão importante para o Maranhão. Somamos esforços junto ao Sebrae, Dnocs, instituições bancárias e demais parceiros municipais, conversando com os agricultores e levando mais conhecimento para eles na busca pelo fortalecimento da Cadeia Produtiva da Mandioca. E é isso que nós queremos, que todos tenham oportunidades, transformando o estado em um Maranhão mais justo e desenvolvido para todos”, finaliza.

Atualmente, o Tabuleiros de São Bernardo conta com 82 famílias de produtores rurais, cada família envolvida na fabricação da cerveja Magnífica produz entre 25 e 50 toneladas de mandioca. Além da Mandioca, as famílias do Tabuleiros de São Bernardo produzem acerola, banana, coco, feijão, goiaba, limão, melancia, milho, mamão, macaxeira e mandioca.

Devido a grande procura pela bebida, a Cooperativa dos Produtores Rurais do Tabuleiros de São Bernardo já iniciou parceria de produção com agricultores familiares das cidades de Água Doce, Araioses, Barreirinhas, Santo Amaro e Tutóia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!