quarta-feira, 22 de maio de 2019

Antes, colégio bom era só para os ricos, diz mãe de alunos de nova Escola Digna


Escola boa não é só para ricos, diiz Nadia Sousa, lavradora

O nosso povoado está se modernizando. Porque antigamente, escola como essa, só era vista nas cidades. Uma escola grande e bonita era ‘pros’ ricos, ‘pros’ que moravam na cidade, não era ‘pra’ quem morava no interior, que trabalha com roça, que pesca. E hoje, eu acredito que eles vão ter certeza que vão ter um futuro melhor. Mais igual!” O depoimento, que é um desabafo, é de Nadia Sousa, lavradora, mãe de quatro filhos. Destes, três são alunos da Escola Municipal Manoel Nunes Diniz, em Passagem Grande II, na zona rural de Paulino Neves.

Nesta terça-feira (21), Nadia e seus vizinhos vestiram suas melhores roupas para participarem de um momento ímpar na vida da comunidade: receber o novo prédio da Escola Municipal Manoel Nunes Diniz, construído e entregue pelo Governo do Maranhão em substituição à estrutura inadequada.

Antes, parte dos alunos estudava em um barracão de taipa e palha, a outra parte, na sala da casa de Marilene Pereira Soares, que é zeladora da escola e mãe de um estudante.

Era o que a gente podia fazer. Tinha professor que reclamava muito porque não tinha condição de trabalhar. Agora, essa nova escola é maravilhosa. É um tesouro ‘pra’ gente que esperou muito por uma escola boa. A gente está muito feliz”, disse Marilene.

Secretário Felipe Camarão, subsecretário da Sintra, 
Jonas Alves, recepcionados por estudantes, 
no Povoado Passagem Grande II, 
em Paulino Neves. (Foto: Lauro Vaconcelos).
           

A nova escola, que tem capacidade para 58 estudantes, recebeu investimentos na ordem de R$ 313.815,02.  O prédio escolar tem duas salas, secretaria, cozinha, 04 banheiros adaptados e pátio interno para as crianças brincarem. A inauguração da escola encheu a comunidade de alegria.

Lá onde a gente trabalhava não tinha ventilação, era escuro, às vezes a gente não conseguia nem olhar a lousa. Hoje, muda totalmente! É um sonho realizado! É um sentimento de alegria, de um prazer muito grande, porque a gente sonhava e sempre nas minhas orações eu pedia a Deus que ele nos desse uma escola onde nossos filhos pudessem estudar. Então é um sonho realizado!”, revelou Andréia Davi, que há 12 anos é professora na escolinha.

Flávia Silva Sousa, de 15 anos, é estudante do Centro de Ensino Alfredo Duailibe, escola da rede estadual, na zona rural de Paulino Neves, recentemente reformada pelo estado. Mas, antes, estudou na antiga escolinha de Passagem Grande II. Hoje, ela entra na nova escola e se encanta com o que vê. 

Quando eu estudei aqui, era ruim para nós. Hoje, a gente tem uma oportunidade ótima de ter uma escola nova, maravilhosa. Eu agradeço pelos meus irmãos, pela minha família e pelos meus amigos. Obrigada a todos do Governo do Estado por essa escola maravilhosa que está dando pra nossas crianças. Muito obrigada”, disse a estudante.

Além do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, representando o Governo do Estado, também estiveram presentes: o secretário Adjunto de Suporte ao Sistema Educacional, Anderson Lindoso, o Subsecretário da Sinfra, Jonas Alves, o prefeito, Roberto Maues, o Secretário Municipal de Educação, Paulo Rocha, entre outras autoridades locais.

O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão estão de parabéns por proporcionarem à Paulino Neves uma escola como esta. É a terceira escola municipal construída e entregue ao município. Nós só temos a agradecer ao estado por essa parceria, que tem nos ajudado a melhorar a educação no nosso município”, disse o prefeito de Paulino Neves, Roberto Maués.

Esta é a quarta Escola Digna entregue pelo Governo do Maranhão em Paulino Neves. Já inauguramos uma escola da rede estadual reformada e três escolas municipais construídas. Esse é um dos orgulhos do governador Flavio Dino, saber que está fazendo educação para todos: pra quem está na cidade, mas, também pro filho do lavrador, do pescador, da dona de casa. É só assim que transformaremos a educação do nosso estado” disse Felipe Camarão.

Chapadinha
Com a presença de gestores, professores e comunidade
 escolar de Chapadinha, Felipe Camarão,
 descerra placa de inauguração do CEIN Raimundo Araújo. 
(Foto: Lauro Vasconcelos).

Uma das tradicionais escolas da região do Baixo Parnaíba, localizada no município de Chapadinha, também foi entregue totalmente requalificada nesta terça-feira (21). Fundada em 1978, o “Raimundo Araújo”, hoje, é um Centro de Ensino de Tempo Integral e atende mais 700 estudantes de 1° e 2° anos em tempo integral, e do 3° ano (regular).

Foi um sonho realizado, após 17 anos, que estou nesta escola”, revelou Mariluze Uchôa, gestora geral, que iniciou na escola como professora de Química.

Em toda a história do “Raimundo Araújo”, essa foi a maior reforma, com investimentos da ordem de R$ 1.724.325,74, que incluiu novos laboratórios – Informática, Física, Matemática, Química e Biologia, banheiros e vestiários e climatização de todas as salas de aulas, entre outros serviços de melhoria da infraestrutura.

O secretário Felipe Camarão enfatizou que a reforma foi um compromisso do governador Flávio Dino com Chapadinha. “Estivemos antes com a comunidade escolar e nos comprometemos em concluir a reforma e garantir as condições necessárias para a aprendizagem, e as melhorias foram além, entregamos uma linda escola com laboratórios, salas climatizadas, biblioteca e todos os demais espaços de uma escola digna. Parabéns aos alunos, professores e gestão escolar, que agora poderão lograr resultados ainda melhores com a nova escola”, realçou.

Está tudo maravilhoso, as salas temáticas, os laboratórios, os armários para cada aluno, nossa! Estou muito feliz. Sou muito grata ao Estado pela oportunidade que ele está dando aos jovens com a escola de tempo integral”, destacou Luana Santos, estudante do 1° ano.

Quero agradecer o nosso governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão por terem nos proporcionado esta linda reforma da nossa escola de tempo integral, que nos dá oportunidade de mostrar o nosso talento. Estou no terceiro ano, já vou sair, mas espero que meus amigos continuem se esforçando para fazer a escola cada vez melhor”, enfatizou Amanda da Silva Santos, vice-presidente do grêmio estudantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!