quinta-feira, 16 de setembro de 2021

LAGO DA PEDRA - Inaugurada nova sede do Ministério Público na comarca

Nova sede da Promotoria de Justiça de Lago da Pedra         (Imagem;Reprodução)



O Ministério Público do Maranhão inaugurou na manhã desta quarta-feira, 15, a nova sede da Promotoria de Justiça da Comarca de Lago da Pedra, situada na Rua Hilário Neto, no bairro Vila Rocha. 

 Presidida pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, a solenidade teve a presença da prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, de membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, Judiciário, Executivo e Legislativo municipais, polícias Civil e Militar, além de representantes da sociedade civil, servidores públicos municipais, conselheiros tutelares e vereadores. 

 Com 248,40 m² de área construída, a um custo de R$ 900.368,08, a nova sede integra uma série de ações do MPMA que objetiva melhorar o atendimento ao público e proporcionar condições adequadas para membros e servidores desenvolverem suas atividades laborais. 

 O prédio conta com quatro gabinetes para promotores, sala de servidores, sala de reunião, arquivo, quatro banheiros acessíveis, copa de apoio, recepção e protocolo. O prédio é dotado ainda de área de serviço e garagem. O terreno tem uma área total de 3.933 m². 

 Com pavimento único, o prédio possui todos os padrões de acessibilidade, com sinalização tátil no piso, de acordo com as regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
 
Procurador-geral de Justiça
 Na solenidade, o chefe do MPMA, Eduardo Nicolau, declarou que a inauguração de novas sedes do Ministério Público nas comarcas do interior do estado tem a finalidade de melhor atender ao público e prestar um serviço mais aprimorado à comunidade. “Nossa expectativa, assim como principal objetivo, é de melhor atender ao público, e assim, prestar um melhor serviço à comunidade, entregando a ela instalações dotadas de plena acessibilidade e conforto, pois as portas do Ministério Público estão sempre abertas para aqueles que queiram entrar e receber atendimento” afirmou. 

 Em seu pronunciamento, o promotor de justiça Crystian Gonzalez Boucinhas, titular da 2ª Promotoria de Lago da Pedra, destacou a estrutura avançada da nova sede. “A inauguração dessa obra consolida a importância do Ministério Público para a sociedade, em especial de Lago da Pedra, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues e Lagoa Grande. Com instalações modernas e adequadas, o prédio é digno dos mais sinceros elogios”, disse.

 Representante da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem), o promotor de justiça Reinaldo Campos Castro Júnior afirmou que os recursos destinados à obra não devem ser entendidos como custo, mas sim como investimento no serviço público. “Constitucionalmente, o Ministério Público exerce uma função essencial no âmbito da justiça. É o órgão que tem a missão basilar de levar a democracia, a cidadania e de defender os direitos individuais e coletivos da população. Em resumo, é a casa do povo”, completou, destacando a importância da instituição. 

 A prefeita de Lago da Pedra, Maura Jorge, disse que o investimento na estrutura física dos órgãos públicos é fundamental para servir bem a população. “Deus reservou esse momento para nós. Tudo tem o seu tempo certo. Percebi a saga que o Ministério Público atravessou para chegar até aqui. É um privilégio muito grande participar desse momento e as palavras são curtas para expressar meu agradecimento. O Poder Público precisa ser respeitado e valorizado”. 

 Igualmente se pronunciou na solenidade a prefeita de Pedreiras, Vanessa Santos.

 AUTORIDADES 

 Da Administração Superior do MPMA, estiveram presentes os promotores de justiça Carlos Henrique Vieira (diretor da secretaria de Planejamento e Gestão) e Theresa Muniz de La Iglesia (chefe de gabinete da PGJ). Também compareceu o diretor-geral da Procuradoria Geral de Justiça, Júlio César Guimarães. 

 Do MPMA, igualmente participaram da solenidade os promotores de justiça Lúcio Leonardo Froz Gomes (Lago da Pedra) e Lays Gabriella Pedrosa Souza (da comarca de Viana), que já atuou em Lago da Pedra. 

 Outras autoridades presentes foram a defensora pública Tainá Medeiros Pereira, o juiz Marcelo Farias, a advogada Andréa Furtado (representando a Ordem dos Advogados do Brasil) e Cícero Amaro (representante da Câmara de Vereadores de Lago da Pedra).

 Fonte: CCOM-MPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Blog do Walney Batista. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, preconceituosos, ou que incitem o ódio e a violência.
Obrigado por nos acompanhar!